© 2016 por NaPraia Brasil.

Por que tomar sol faz bem?

October 5, 2017

 

 

Por que tomar sol faz bem?

 

Muitas pessoas só se lembram do sol no verão, período de curtir praias e piscinas por aí. Entretanto, o astro rei guarda muitos benefícios à saúde e ajuda no melhor aproveitamento de nutrientes. Tomar sol faz bem, saiba o motivo:

 

 

O que faz a vitamina D?

 

 

Os benefícios da vitamina D estão relacionados com a boa saúde dos ossos e dos dentes, com o aumento da força muscular e do equilíbrio, e com a diminuição do risco de doenças como diabetes, obesidade e câncer. 

 

 

Prevenir diabetes

 

 

A vitamina D ajuda a prevenir o diabetes porque atua na manutenção da saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Assim, níveis baixos de vitamina D fazem com que o pâncreas libere menos insulina, o que provoca aumento na quantidade de açúcar do sangue, principal característica da diabetes.

 

 

Prevenir obesidade

 

 

A falta de vitamina D está ligada à obesidade porque baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura.

 

 

Tomar sol fortalece os ossos

 

 

O sol é essencial para a saúde e o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo consegue a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, que fortalece os ossos.

 

 

Fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio

 

 

A vitamina D participa do processo de formação dos músculos e está ligada a uma maior força e agilidade muscular. A deficiência dessa vitamina pode provocar sintomas como dor e fraqueza muscular, principalmente nas pernas, além de causar desequilíbrios e quedas em idosos.

 

 

Melhorar o sistema imune

 

 

A vitamina D ajuda a melhorar o sistema imune e reduzir a inflamação no organismo, porque diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda no combate à doenças autoimunes, como psoríase, artrite reumatoide e lúpus.

 

 

Prevenir o câncer

 

 

A vitamina D participa do controle da morte das células, ajudando a diminuir a formação de células deficientes que provocam o câncer. Níveis adequados de vitamina D estão ligados principalmente à prevenção do câncer de mama, próstata, colorretal e renal.

 

 

Qual o melhor horário para tomar sol?

 

 

Para obter vitamina D, indica-se a exposição ao sol por 15 a 20 minutos, no mínimo três vezes por semana. Durante este momento, é possível dispensar o protetor solar, já que até os mais baixos fatores impediriam a absorção da substância.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

POSTS RECENTES

October 17, 2017

July 4, 2017

Please reload

PROCURAR POR TAGS
SEGUE LÁ!
  • instagram
  • facebook